PREÂMBULO

Deus quis fazer de Sintra um verdadeiro paraíso enquanto o homem parece empenhado em transformá-lo num inferno. À magia, ao misticismo, ao mistério, ao romantismo e à história gloriosa de Sintra contrapõe-se actualmente a incompetência, o desinteresse, o desleixo, o desrespeito, a ganância e o oportunismo de quem tem por missão defender esta terra única e maravilhosa que Lorde Byron um dia designou como um Éden Glorioso. Celebrada por grandes vultos da cultura mundial do passado, Sintra não pode ser agora desrespeitada pelos medíocres. O futuro de Sintra só pode ser projectado com um total e rigoroso respeito pelo seu passado e pelas sua características únicas. Sintra não é uma terra qualquer e por isso mesmo não pode ser governado por uma gente qualquer. Só os sintrenses por nascimento ou por adopção, podem defender convenientemente este pedaço de paraíso que Deus nos concedeu. Para servir Sintra é preciso amá-la, senti-la, e quem melhor que os sintrenses para o fazer?

A ruína alastra um pouco por toda a parte, as fontes calaram-se e já não nos embalam com o seu canto refrescante. É imperioso reverter esta situação. Eu sei que há sintrenses bem mais competentes do que eu para lutar por Sintra. Há muito que venho lutando dentro das fracas possibilidades de que disponho, mas nem a modéstia dos meus argumentos nem o brilhantismo dos argumentos de quem sabe e pode mais do que eu, têm merecido a atenção dos responsáveis autárquicos competentes. Só nos resta continuar fazer ouvir a nossa voz, os nossos protestos e a s nossas sugestões. Todos não somos demais para defender a nossa SINTRA.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A PSML PREMIADA INTERNACIONALMENTE

O PRÉMIO “WORLD TRAVEL AWARD” PARA A MELHOR EMPRESA DO MUNDO EM CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO FOI ATRIBUIDO À EMPRESA “PARQUES DE SINTRA – MONTE DA LUA”

É verdade. A PSML foi recentemente distinguida e premiada como a MELHOR EMPRESA DO MUNDO na área da conservação de património. Esta distinção para além de dignificar Sintra premeia principalmente o magnífico trabalho que ao longo dos anos tem vindo a ser desenvolvido por esta empresa. Estão de parabéns os seus administradores, muito especialmente o seu presidente, Engº António Lamas, e toda a equipa de colaboradores que não regateia esforços e se esmera para realizar um trabalho de reconhecida excelência. Quem viu há uns anos atrás o estado de degradação em que se encontravam os monumentos em Sintra e os parques que lhe estão adjacentes e quem os vê agora, dificilmente acreditará que está a ver os mesmos locais. Olhada inicialmente com alguma desconfiança pela população local a PSML rapidamente impôs a qualidade do seu trabalho ganhando a confiança e o aplauso dos sintrenses. Hoje a PSML é uma empresa respeitada e prestigiada que acabou de ver a sua competência distinguida como a melhor empresa do mundo na sua área. Todos nós, sintrenses e os que não sendo naturais de Sintra se apaixonaram por esta terra mágica e maravilhosa nos sentimos particularmente orgulhosos com estre prémio. Como todos sabemos o sucesso tem duas faces e apara além do aplauso gera também algumas invejas porque há  sempre quem encare o êxito alheio como a confirmação do seu fracasso e ineficácia, por isso é natural que a PSML também tenha os seus detractores e “inimigos”. Por exemplo estranhamos muito que a Câmara Municipal de Sintra, detentora, ao que julgo saber, de 15% do capital dessa empresa, ao contrário de se congratular com o sucesso e o extraordinário trabalho feito pela PSML nos monumentos e parques sob a sua jurisdição, segundo notícias vindas a público, tomou uma decisão que nos faz pensar que possa existir uns laivos de hostilidade em relação à dita empresa. Mas quero acreditar que será apenas impressão nossa.
.
Se os nossos leitores bem se recordam registei nesta coluna há dois meses atrás, com enorme alegria, a notícia que a empresa Monte da Lua tinha chegado a acordo com os proprietários das ruínas do antigo Hotel Neto para adquirir o imóvel e proceder à sua requalificação, pondo assim termo a várias décadas de degradação progressiva que constituía uma vergonhosa  nódoa a manchar o centro histórico, paredes meias com o Palácio Nacional. Para que o negócio se concretizasse faltava apenas a autorização dos organismos competentes que têm que se pronunciar nestes casos. Quando tudo indicava que finalmente as ruínas do histórico edifício teriam o seu fim anunciado e que em breve não passariam a ser mais do que uma desagradável recordação eis que o executivo camarário surpreendeu tudo e todos ao decidir accionar o direito de opção de compra que detinha sobre uma futura venda daquele edifício inviabilizando assim à empresa Monte da Lua a possibilidade de adquirir o velho hotel e proceder à sua recuperação. Até agora temos esperado uma explicação pública da Câmara a sobre as razões que a levaram a tomar esta tão inesperada como polémica decisão. Conhecida que é a incapacidade da autarquia em responder em tempo útil à crescente degradação do património sintrense não temos qualquer razão para pensar que agora tudo será diferente.. Estranhamente parece ter sido esta a forma que o executivo camarário encontrou para agradecer À MELHOR EMPRESA DO MUNDO NA ÁREA DA CONSERVAÇÃO DE PATRIMÓNIO pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver em Sintra, pelo importante prémio conquistado e por, mais uma vez, ter prestigiado a nossa terra?

Estou curioso para saber o que se vai seguir. Se o PSML oferecia todas as garantias que os trabalhos de recuperação do Hotel Neto se iriam concretizar com a rapidez e qualidade habituais em todas as iniciativas da empresa agora preterida, já tenho sérias dúvidas sobre o futuro dessa recuperação agora nas mãos da Câmara que tem muito para fazer em várias frentes e tem um imenso património para recuperar a começar pelos edifícios degradados na Volta do Duche que oferece aos visitantes um espectáculo indecoroso. Poderia enunciar aqui uma lista extensa de situações que requerem a intervenção urgente da Câmara mas ficará para uma próxima ocasião. Entretanto deixo aqui um apelo. Deixem, a empresa Parques de Sintra Monte da Lua trabalhar como tão bem sabe fazer. Sintra só tem a ganhar com isso e os sintrenses agradecem.



Guilherme Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário